A praia tem este nome em homenagem ao campeão mundial de asa delta Pepê. Este local é um trecho da praia da Barra entre o quebra mar até mais ou menos a barraca de sanduíche natural do falecido Pepê.
Talvez seja o ponto preferido da galera jovem, artistas e famosos na região do Rio. Ali se pratica muito o windsurf, entretanto tem espaço para os outras atividades esportivas como o surf, kitesurfe e o bodybord, aliás qualquer esporte que cai no gosto da juventude é praticado lá.
Quando se fala em bebida e em comida, nada melhor que os sucos e sanduíches naturais da barraca do Pepê, entretanto por ali temos também outros quiosques, lanchonetes, bares e restaurantes para atender todos os gostos dos frequentadores. A orla é rodeada de edifícios, hotéis, comércio, bares e restaurantes.
Nas areias da praia além da prática de alguns esportes a melhor atração pode ser apreciar os corpos sarados da garotada, pois os meninos e meninas do Rio são muito vaidosos e se preocupam muito com sua aparência. No calçadão pratica-se o de sempre, caminhada, corrida, ciclismo e o simples passeio apreciando a vista e bebendo aquela água de coco.
Segundo os usuários...
É uma praia com pouco movimento.
Não é possível comprar comida ou bebida na praia.
Não é possível chegar de carro até a praia.
Não é uma praia urbana, não fica na cidade.
É uma praia segura para crianças.
É preciso pegar estrada de terra.
É preciso caminhar em uma trilha.
O acesso é somente por barco.
Não existem hospedagens próximas da praia.
A praia não tem muita vegetação a sua volta.
A praia conta com atrações pagas como passeios de buggy, barco ou mergulho.
A praia não tem uma vida noturna agitada.
Não há transporte público próximo a esta praia.